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O que é Superhost Airbnb e como se tornar um

Se você já utilizou o Airbnb como hóspede ou anfitrião de aluguel, certamente já ouviu falar dos Superhosts. Eles são os anfitriões mais bem avaliados da plataforma, que oferecem experiências de hospedagem excepcionais para seus hóspedes

Muitos proprietários de imóveis almejam ganhar o título de superhost Airbnb. E não é para menos, já que esse reconhecimento pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

No entanto, o selo de qualidade da plataforma não é entregue para todos, pois existem alguns requisitos essenciais que precisam ser cumpridos para qualificar o perfil.

Apesar das exigências, vale a pena conhecer melhor esse título, isso porque ele pode alavancar a sua visibilidade e proporcionar vantagens exclusivas para os seus anúncios.

Por isso, nós preparamos um guia especial para te ajudar a se tornar um superhost Airbnb, e aproveitar o clube exclusivo dos melhores anfitriões da plataforma.

O QUE É UM SUPERHOST AIRBNB?

De acordo com o próprio Airbnb, um Superhost é alguém que não mede esforços para receber bem seus hóspedes e é um exemplo de como um anfitrião deve agir. É fácil identificar um Superhost: o selo aparece em seu anúncio e perfil.

Para conquistar essa distinção, é necessário atender a uma série de requisitos estabelecidos pela plataforma. Entre eles, estão a manutenção de altos índices de avaliação e de resposta aos pedidos de reserva, além do cumprimento de políticas específicas.

A história do programa começa em 2009, quando a plataforma começou a selecionar cuidadosamente os melhores anfitriões do mundo. Desde então, o programa cresceu em popularidade e se tornou uma forma de reconhecimento pelos esforços de anfitriões dedicados em todo o mundo. 

Além disso, também é uma forma de recompensar usuários com boas classificações, recompensando-os pelo esforço e dedicação.

Dessa forma, a categoria de superhost se torna mais acessível para todos os anfitriões, sendo uma maneira de comprovar hospedagens de qualidade, uma vez que o Airbnb não possui esse controle direto.

POR QUE É IMPORTANTE VIRAR UM SUPERHOST DO AIRBNB?

Antes de mais nada, virar um superhost do Airbnb promove uma série de vantagens para o perfil de anúncios, como maior visibilidade e benefícios exclusivos.

Além disso, os usuários poderão identificar os perfis premium nas buscas por reserva, o que promove mais credibilidade para o anfitrião de imóveis.

Com esse diferencial, o proprietário terá mais chances de fazer reservas, pois os hóspedes poderão conferir o nível de qualidade do serviço e das experiências que a acomodação oferece.

Consequentemente, o negócio continuará ganhando mais visibilidade dentro da plataforma, e, com isso, aumentando o seu faturamento.

Ou seja, ser um superhost do Airbnb é importante não apenas para acessar vantagens únicas e fazer parte de um seleto clube de anfitriões, mas também para potencializar e expandir o seu negócio efetivamente.

O QUE É PRECISO PARA SER UM SUPERHOST NO AIRBNB?

Um superhost do Airbnb possui comprometimento com a experiência do hóspede, e oferece os melhores serviços no aluguel de imóveis.

No entanto, para que a plataforma possa comprovar essa eficiência, é necessário que o perfil atinja determinados requisitos mínimos, para se tornar apto a ganhar o selo de qualidade.

As avaliações para se tornar um Superhost são realizadas a cada trimestre, e o anfitrião deve cumprir todos os critérios estabelecidos até a data da avaliação. Caso alcance os requisitos, ele receberá automaticamente o status de Superhost. Esses períodos de avaliação duram 5 dias e têm início em 1º de janeiro, 1º de abril, 1º de julho e 1º de outubro.

O Airbnb disponibiliza um dashboard para monitorar o seu progresso em relação aos critérios do programa de Superhost. A ferramenta é útil para que os anfitriões avaliem as áreas em que precisam melhorar para atender aos critérios do programa e saibam exatamente o que precisam fazer para alcançar o status de Superhost.

Além de ser uma ferramenta de acompanhamento, o dashboard é um incentivo para que os anfitriões continuem a melhorar e oferecer um serviço de alta qualidade aos seus hóspedes.

COMUNICAÇÃO RÁPIDA E ÁGIL COM O HÓSPEDE

O superhost Airbnb deve possuir uma taxa de resposta de 90% ou mais em comentários, contatos e reservas feitas pelos usuários.

Além disso, seu tempo de resposta deve ser o menor possível, inferior a 1 dia útil. 

Desse modo, o portal poderá comprovar que o perfil oferece uma comunicação rápida e ágil com o cliente que entra em contato, garantindo, assim, a satisfação do hóspede.

COMPROMETIMENTO POR PARTE DO GESTOR DE ALUGUEL DE TEMPORADA

Outro requisito para se tornar superhost Airbnb é apresentar um comprometimento excepcional como gestor de aluguel de temporada.

Para isso, o perfil deve registrar uma taxa de cancelamento inferior a 1%. Ou seja, 1 cancelamento a cada 100 reservas.

As únicas exceções a esse requisito são os cancelamentos que se enquadrem na Política de Causas de Força Maior, pois não possuem registro negativo no perfil do anfitrião.

Além disso, o proprietário deve ter concluído com sucesso pelo menos 10 viagens ou 3 reservas que totalizem 100 noites, no caso de aluguel de temporada.

Somente com esses registros o perfil poderá se classificar como super anfitrião.

GRAU DE SATISFAÇÃO DO HÓSPEDE

Por fim, outro requisito importante é a satisfação do hóspede, comprovando um serviço de qualidade.

Assim, a avaliação geral do perfil deve ser superior a 4.8 estrelas, referentes aos últimos 365 dias de atividade.

Boas práticas para atingir esses três critérios mais facilmente:

  • Ativar as notificações do Airbnb para que você possa responder rapidamente a todas as mensagens e solicitações de reserva.
  • Sempre seja a última pessoa a responder no chat, para que seus potenciais hóspedes saibam que você está ativamente engajado em sua hospedagem, e que a plataforma sempre registre sua taxa de resposta corretamente.
  • Incentive que seus visitantes avaliem a estada ao final, principalmente durante a estada, quando eles estão mais propensos a sentir-se satisfeitos com a experiência.
  • Ofereça algo a mais na estada que não estava prometido no anúncio. Pequenos extras como snacks gratuitos, produtos de higiene pessoal de alta qualidade, roupas de cama de luxo ou até mesmo um pequeno presente podem fazer toda a diferença na experiência dos seus hóspedes.
  • Ofereça suporte durante a hospedagem para visitantes que não conhecem a área. Dê dicas de lugares para visitar, restaurantes para comer e atividades para fazer.
  • Tenha parcerias com negócios locais para oferecer descontos e promoções exclusivas aos seus hóspedes. Isso pode ser uma ótima maneira de criar valor para seus hóspedes e fazer com que eles se sintam especiais durante a estada.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE SE TRANSFORMAR EM UM SUPERHOST AIRBNB?

Embora a plataforma tenha muitas exigências, os benefícios de se tornar um superhost Airbnb são ainda mais atrativos. Confira alguns dos principais:

MAIOR VISIBILIDADE DOS ANÚNCIOS DE ALUGUEL DE TEMPORADA

Ser um Superhost tem muitos benefícios. Além de receber um selo especial em seu perfil e anúncio, você também terá mais visibilidade na plataforma através do filtro de Superhosts. 

Isso significa que quando os hóspedes usam esse filtro para pesquisar propriedades, as propriedades de Superhosts são exibidas com mais destaque, o que pode levar a mais reservas e, portanto, mais receita.

Vale lembrar que a visibilidade extra não vem de vantagem nas buscas, e sim do filtro..

MELHORA NAS TAXAS DE COMISSÃO

Quanto maior o nível do perfil, menores as taxas de comissão do Airbnb para os anfitriões.

Normalmente, o valor fica em torno de 20%. No entanto, os super anfitriões podem pagar porcentagens menores, chegando a apenas 10% de comissão.

Os dados mostram que os Superhosts têm um aumento significativo em seus ganhos em comparação com anfitriões regulares. 

Em média, eles ganham cerca de 22% a mais por reserva. Isso pode ser explicado pela consistência em fornecer uma excelente experiência ao hóspede, o que leva a avaliações positivas, aumento da visibilidade do anúncio e maior demanda por seus imóveis.

Acesso Antecipado a Recursos

Os Superhosts também recebem acesso antecipado a recursos exclusivos, como novos recursos de hospedagem, produtos e serviços do Airbnb. Isso significa que eles podem estar entre os primeiros a experimentar novas ferramentas e serviços que podem ajudá-los a melhorar sua hospedagem.

Suporte Dedicado

Os Superhosts têm acesso a um suporte dedicado do Airbnb, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que se você tiver alguma dúvida ou problema, terá acesso a um suporte personalizado que pode ajudá-lo rapidamente a resolver a questão.

MAIOR FACILIDADE DE DISPONIBILIZAÇÃO DE DATAS PARA O ALUGUEL

Essa categoria de anfitriões também recebem acesso antecipado a recursos exclusivos, como novos recursos de hospedagem, produtos e serviços do Airbnb. Logo, eles podem estar entre os primeiros a experimentar novas ferramentas e serviços que podem ajudá-los a melhorar sua hospedagem.

Com esses recursos, é possível ter mais facilidade para disponibilizar datas para aluguel de temporada, sem restrições que incidem sobre perfis comuns.

CONTATO MAIS PRÓXIMO COM O HÓSPEDE ANTES DA EFETIVAÇÃO DO ALUGUEL

Ainda, para aumentar as chances de fechar negócio, o superhost pode realizar um contato mais próximo com o hóspede, por meio de ferramentas exclusivas da plataforma.

Assim, é possível tornar a interação mais segura e confiável, garantindo a efetivação do aluguel mais facilmente.

Gestão Profissional para o Seu Imóvel

Como você percebeu, para se tornar um Superhost é importante atender bem com consistência, o que nem sempre é possível para quem tem uma vida agitada (quem não tem?). 

Uma solução simples e lucrativa para esse problema é trazer como parceira uma empresa de gestão profissional de seu imóvel, como a Seazone.

Com a Seazone, você não precisa se preocupar com nada, pois realizamos toda a operação do seu imóvel, desde a vistoria inicial até a limpeza e manutenção. Além disso, oferecemos benefícios exclusivos, como:

  • Fotos profissionais e anúncios nas principais plataformas de locação short stay;
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  • Atendimento e suporte ao hóspede;
  • Check-in e check-out do hóspede no imóvel.

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