5 dicas para anfitriões

5 dicas para anfitriões: Melhores práticas que todos devem adotar

Ao alugar uma casa por temporada, você espera um lugar aconchegante e agradável, além de ser bem recebido pelo anfitrião do imóvel, não é mesmo? Afinal, é a pessoa que organizou o espaço reservado e que estará em contato direto com você durante a hospedagem, podendo te auxiliar em possíveis dúvidas ou imprevistos. Então, deve-se imaginar que ao estar do lado dos anfitriões, boas práticas fundamental para que a estada do hóspede seja positiva e renda ótimas avaliações, além de poder trazer uma série de vantagens como fidelizações de clientes.

Você encontrará neste artigo, algumas recomendações além da cordialidade que te auxiliarão a evoluir no mercado de aluguéis por temporada e trarão aumento da rentabilidade do seu móvel. 

Práticas para anfitriões receberem uma boa avaliação

Gerenciar um imóvel por temporada sozinho é um verdadeiro desafio. A hospedagem profissional está crescendo cada vez mais, juntamente com as expectativas dos hóspedes, por isso, é preciso entender como recebê-los da melhor forma para promover uma experiência superior. Chegou a hora de conhecer verdadeiras práticas cinco estrelas que fazem anfitriões se tornarem referências no mercado de aluguel por temporada.

1. Aumente a qualidade do anúncio

Vamos por passos. O manual de boas práticas para anfitriões começa muito antes da etapa de conversar e receber o hóspede. Para se destacar neste mercado, é essencial criar um bom anúncio em plataformas digitais especializadas, como o Airbnb, site mais conhecido do mundo quando se pensa em aluguel por temporada. Existem atualmente 224 mil anúncios ativos no Airbnb no Brasil, o que deixa claro o tamanho da concorrência do seu imóvel no mercado e a importância de pequenas ações que destacam o seu anúncio dos demais. 

Os hóspedes têm mais chances de considerar um espaço quando as informações do anúncio são precisas e transmitem profissionalismo. Nesta etapa, a qualidade das fotos faz toda a diferença, afinal, são a primeira impressão do hóspede em seu imóvel, se ele não gostar do que vê, passará direto para a próxima opção. Invista em fotos profissionais que agreguem valor e tornem o seu imóvel atrativo, com ângulos favoráveis e bem iluminados que refletem o bem-estar que ali pode ser aproveitado. Títulos chamativos e pequenos também atraem muitos cliques na plataforma e influenciam no ranqueamento do seu anúncio.

2. Tenha uma comunicação clara e atenciosa

Talvez você nem imagine, mas diversos hóspedes entram em contato com o anfitrião antes mesmo de confirmar a reserva para avaliar com antecedência a cordialidade do host. Use este momento para criar uma experiência memorável através de uma comunicação clara, rápida e atenciosa. A partir daí, as chances do hóspede sentir mais confiança no imóvel e no anfitrião aumentam significativamente. 

Caso a reserva seja feita, envie uma nota de boas-vindas com instruções, procedimentos de check-in e check-out, regras da casa e pontos de referência para chegar, esta é uma oportunidade perfeita para o hóspede se familiarizar com o seu imóvel. Dias antes da estada, que tal destacar lugares legais para o seu hóspede conhecer, como passeios, pontos turísticos e shows que acontecerão no período em que ele estará em seu imóvel? Da mesma forma, informá-lo sobre locais superlotados e que devem ser evitados demonstra a sua preocupação com a experiência dele além da hospedagem e fará você ganhar pontos com a pessoa. 

 3. Garanta uma limpeza impecável do imóvel

A limpeza de um imóvel disponível para receber hóspedes é sem sombra de dúvidas, um dos principais pontos de atenção quando o assunto são boas práticas que anfitriões devem seguir. De acordo com os dados do Airbnb, a falta de limpeza é uma das principais razões pelas quais os hóspedes deixam um comentário negativo, então, certifique-se que antes do check-in, o seu imóvel foi completamente higienizado e limpo. 

Itens, como toalhas, lençóis, pisos e o banheiro, são pontos problemáticos que devem receber atenção redobrada. Limpe por completo e confira se não ficou nada para trás, principalmente cabelos, até porque ninguém gosta de encontrar cabelo de desconhecidos em seu espaço. Quer uma dica de ouro para lidar com isso? Depois de lavar toda a roupa de cama, passe um rolo adesivo nos lençóis, fronhas e cobertores. No banheiro, limpe com as mãos e de joelhos, é mais fácil e você garante que nenhum pelo ou cabelo tenha ficado para trás. 

4. Invista na decoração

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” nunca esteve tão atual. Em tempos de Instagram, a estética se tornou algo relevante que rende cliques e compartilhamentos, principalmente para nascidos na geração Z, onde ambientes visualmente atraentes ganham destaque e influenciam nas escolhas. 

Busque construir uma decoração com personalidade, que faça o hóspede sentir vontade de compartilhar em suas redes sociais. Algumas dicas: crie espaços reais e funcionais, priorize móveis soltos, posicione espelhos adequadamente (isso favorece ótimas fotos) e tenha elementos de destaque, como um quadro, tapete ou uma escultura chamativa.

São muitas opções para você deixar o seu imóvel lindo e bem decorado, algumas com mais outras com menos objetos, o que importa é que o seu cantinho agrade visualmente quem o visita. 

5. Faça surpresas, práticas infalíveis para anfitriões

Exceda as expectativas do hóspede e construa uma experiência memorável. É necessário ir além do que outros anfitriões já fazem (o básico). Você ganhará real destaque com ações que demonstrem que você se esforçou para promover uma experiência marcante. 

Imagine chegar no destino após horas de viagem e ser surpreendido por uma cartinha personalizada do anfitrião acompanhada de uma garrafa de vinho? Ou então cervejas artesanais, caixas de bombons, cestas de frutas e até mesmo um buquê de flores. As opções são várias!

A melhor dica para anfitriões seguirem boas práticas

Você viu como é complexo anfitriões seguirem boas práticas e provavelmente deve estar se perguntando como é possível conseguir tempo e dedicação para colocar tudo isso em prática. E foi para atender essa necessidade que a Seazone oferece um serviço completo de gestão para proprietários que desejam aumentar sua rentabilidade, sem preocupação. 

A Seazone é a maior empresa do ramo no sul do Brasil, com mais de 500 imóveis gerenciados e usa toda a expertise de mercado para gerenciar o investimento de centenas de proprietários. 

Através de nossos serviços, um Anfitrião Profissional Seazone será responsável por atender o seu imóvel em todas as etapas, seguindo critérios rígidos que garantem a melhor experiência ao hóspede. E você, acompanha tudo por uma ferramenta exclusiva, com total transparência. 

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