Como diz o ditado: prepare-se para o pior, mas sempre esperando pelo melhor. Quando se trata de administrar um imóvel no Airbnb, esse ditado não poderia ser mais verdadeiro.
Nenhum anfitrião do Airbnb espera que ocorram danos à sua propriedade ou lesões corporais durante a estada de seus hóspedes.
Contudo, quando eventualmente isso ocorre, os hosts precisam estar preparados para que isso não afete negativamente os seus negócios — e é aí que entra o Airbnb AirCover.
Na prática, o Airbnb AirCover é um seguro que se tornou, nos últimos anos, um grande atrativo para os anfitriões listarem suas propriedades na plataforma. Curioso para saber como isso funciona melhor? Continue lendo para entender todos os detalhes a respeito do Aircover.
O que é o Airbnb AirCover?
O Airbnb AirCover oferece aos anfitriões até US$1 milhão em proteção contra danos e até US$1 milhão em seguro de responsabilidade civil. O AirCover se aplica automaticamente a todos os anfitriões do Airbnb, mesmo que você já tenha outra forma de seguro.
Você não precisa se inscrever em nenhum lugar na plataforma para obter o seguro e o serviço é totalmente gratuito. Além disso, a cobertura pode ser aplicada a todas as noites em que seu imóvel estiver reservado.
Essa nova cobertura também vem com proteção expandida em comparação com a política de proteção anterior. O AirCover oferece mais cobertura para danos causados por animais de estimação, limpeza profunda e outros problemas que você pode enfrentar.
Fora isso, os anfitriões de experiências do Airbnb agora também receberão seguro de responsabilidade civil sob a nova política.
Anteriormente, a política de proteção ao anfitrião do Airbnb cobria apenas US$1 milhão em danos e responsabilidade civil juntos, então este novo programa é uma atualização e tanto.
O que está coberto pela nova proteção?
Como mencionamos antes, o AirCover oferece aos anfitriões um repertório expandido de coberturas. No entanto, o período em que os danos são contabilizados começa no check-in e termina no check-out — ou seja, se ocorrer algum dano fora do prazo da estada, o AirCover não será aplicado.
A cobertura expandida oferecida pelo novo serviço de seguro do Airbnb inclui:
- Proteção contra danos a animais de estimação: qualquer dano causado por animais de estimação, com ou sem a permissão do anfitrião para adentrar no imóvel.
- Proteção de limpeza profunda: custos de limpeza inesperados, como remoção de odor de cigarro ou manchas de vinho.
- Proteção contra perda de renda: reembolso referente a renda perdida se você tiver que cancelar reservas subsequentes devido a danos causados pelo hóspede anterior.
- Janela de depósito de 14 dias: se os hóspedes causarem danos, agora você tem 14 dias após o check-out para solicitar o reembolso, mesmo que o próximo hóspede já tenha feito o check-in.
- Reembolsos mais rápidos: os reembolsos por danos causados por hóspedes acontecem rapidamente, geralmente, dentro de até duas semanas. Superhosts obtêm atendimento prioritário e reembolsos mais rápidos.
O que não é protegido pelo AirCover?
Naturalmente, o AirCover se aplica apenas a anfitriões e incidentes do Airbnb que ocorrem durante uma estada. O programa não cobre reembolsos no caso de:
- Roubos de propriedade financeira: isso inclui dinheiro, títulos de capitalização e certificados de ações. Além disso, os animais de estimação do anfitrião também não estão inclusos no seguro.
- Danos à propriedade por causas naturais: ou seja, o desgaste normal do imóvel ou de atos da natureza, como terremotos e furacões.
- Agressões ou violências sofridas: incluindo lesões corporais a hóspedes ou terceiros e agressão sexual de qualquer pessoa cometida ou supostamente cometida por qualquer parte segurada.
Certifique-se de estar familiarizado com as letras miúdas do AirCover. Isso garantirá que você esteja ciente de seus termos, condições e exclusões antes e saiba o que pode e o que não pode ser reembolsado.
Observe também que a Proteção contra Danos ao Anfitrião não se aplica aos anfitriões do Airbnb na China continental e no Japão. No entanto, o programa se aplica a todas as estadas reservadas no Airbnb, incluindo estadas em casas abertas, em outras regiões do mundo.
10 anos de proteção ao anfitrião do Airbnb.
Quando o Airbnb introduziu a sua primeira garantia aos anfitriões em 2011, o ato foi considerado uma jogada ousada: a empresa prometeu cobrir seus anfitriões nos EUA por até US$50.000 em danos causados por hóspedes, sem nenhum custo para o anfitrião — isso nunca foi visto antes e deu à empresa muito destaque na imprensa naquele momento.
Em 2012, o Airbnb aumentou a aposta subindo o valor da garantia para US$1.000.000 e estendendo-se para 16 países. Nesse momento, a garantia foi se tornando gradualmente uma prática global.
Em 2021, Brian Chesky (CEO da empresa) detalhou os recursos desta nova fase do Airbnb. Entre eles, ele deu grande ênfase ao AirCover, o novo nome abrangente para todos os programas de proteção da empresa.
Uma coisa que não mudou com o AirCover é que você deve passar pelo centro de resoluções para fazer uma reclamação. A central de resoluções é onde você se comunica com seus hóspedes e tenta fazer com que eles paguem pelos danos causados.
Se isso for infrutífero, somente então o Airbnb intervirá e decidirá quanto você deve receber pelos danos causados pelo hóspede. Iremos orientar você quanto às etapas de registro de uma reclamação a seguir.
Como registrar uma reclamação no Airbnb AirCover?
Se você entrar em sua propriedade após uma estada e perceber que o local está danificado ou sujo além do normal, você tem o direito de registrar uma reclamação no Airbnb, desde que se enquadre nas categorias cobertas do programa AirCover. Para isso, siga os passos a seguir:
- Colete evidências dos danos causados, ou seja, tire fotografias e grave vídeos, bem como estimativas e recibos de reparo.
- Envie uma solicitação para o AirCover por meio da central de resoluções do Airbnb em até 14 dias após o check-out do hóspede responsável.
- O hóspede tem 24 horas após o envio para efetuar o pagamento.
- Se o hóspede não responder ou se recusar a pagar o valor total, você pode entrar em contato com o suporte. Certifique-se de enviar suas evidências em até 30 dias após a ocorrência do dano ou perda.
Se você for aprovado para reembolso, o dinheiro será devolvido após cerca de 9 a 11 dias úteis. Mais uma vez, os SuperHosts têm acesso mais rápido aos pagamentos e podem receber o dinheiro de forma mais ágil.
Em alguns casos, o hóspede pode ter infringido uma lei ou política do Airbnb durante a estada. Nesse cenário, tanto o hóspede quanto o anfitrião podem ser procurados pelas autoridades para processos criminais.
O seguro morreu de velho.
Por fim, quer você dependa exclusivamente do AirCover ou tenha proteções adicionais, sua melhor aposta é proteger-se de tais incidentes.
É difícil garantir que seu imóvel estará 100% seguro quando um estranho estiver hospedado nela. É claro que o desgaste normal é esperado, mas nas raras ocasiões em que há danos imprevistos à sua propriedade, o AirCover do Airbnb cuidará de você.
A opção por um seguro externo também é altamente recomendável, pois pode protegê-lo durante incidentes não cobertos pelo Airbnb, como roubo e exclusão de pertences da propriedade. Você também pode optar por proteções relevantes para o local, como cobertura para desastres naturais.
Criar o hábito de orientar seus hóspedes é uma medida preventiva crucial, seja o mais claro possível em seu anúncio sobre que tipo de aluguel você tem e o que se espera de seus hóspedes. Dessa forma, temos certeza que você não terá surpresas em sua jornada com anfitrião no Airbnb.
Caso não queira atuar como anfitrião e ainda assim desfrutar dos benefícios financeiros de alugar seu imóvel, você pode deixar a gestão do seu Airbnb com especialistas. A Seazone cuida de todos os detalhes para que você não precise se preocupar com nada. Conheça nossos serviços de gestão de imóveis!