apartamento por assinatura

Apartamento por assinatura: vale a pena?

Depois da pandemia do coronavírus, a forma que consumimos mudou. Isso diz respeito não só a produtos, mas também ao nosso estilo de vida. A tecnologia se expandiu com muita força, assim como as possibilidades de consumo. 

Se antes nós tínhamos o hábito de fazer diversas coisas de maneira física e muitas vezes burocrática, hoje já queremos digitalizar ao máximo possível. E nisso estão incluídos os hábitos individuais e familiares. Mas, onde queremos chegar? 

A nova forma de viver no mundo fez com que os horizontes fossem ampliados e, se antes gostávamos da agitação de uma cidade grande, pode ser que hoje o intuito seja outro. E, se antes preferimos estar em sítios ou próximos à natureza, hoje a realidade pode ser diferente.

Sabemos que os centros urbanos estão cada vez mais cheios devido ao crescimento da população brasileira. E, com isso, muitas pessoas estão à procura de moradias. 

O mercado imobiliário não para e a alta demanda por lugares para morar é um prato cheio para o setor. Mas, onde queremos chegar? É aqui que entram novas modalidades de moradias, como o aluguel por assinatura

O aluguel por assinatura é um modelo de locação em que os inquilinos possuem muito mais praticidade e conforto, porque para morar em um determinado local, basta pagar uma taxa mensal e escolher o período de permanência nele. Ao contrário das locações feitas por imobiliárias, essa modalidade não requer fiador, seguro fiança, caução, etc. 

Você pode optar por dois tipos de duração do aluguel: short stay ou long stay. A primeira trata-se de uma estadia curta ou média, com até 90 dias. Já a segunda, por ser um período maior, configura a necessidade de fazer um contrato de locação. Apesar disso, não existe um tempo mínimo de contratação caso você precise fazer uma rescisão. 

Bom, mas isso não é tudo. Se você realmente quer se aprofundar no tema, venha com a gente e fique por dentro do universo do aluguel por assinatura. Acompanhe!

Vantagens de ter apartamento por assinatura

A possibilidade de estar a cada hora em um lugar diferente, poder trocar de moradia com facilidade caso algo não o agrade, lidar com menos burocracia e dispor de diversos serviços e comodidades é algo tentador, não é mesmo? Com o aluguel por assinatura, tudo isso é possível. 

Quer entender melhor quais são as vantagens de ter um apartamento por assinatura? Veja a seguir:

Flexibilidade de período de locação

Como falamos anteriormente, o aluguel por assinatura possui as modalidades de duração short stay e long stay. Por isso, você ganha muita flexibilidade, já que não é necessário se prender a um contrato de meses. Basta escolher qual opção melhor te atende e assinar! 

Além disso, você também não precisa se preocupar com a mobilidade. O período de locação acabou ou o imóvel não era bem o esperado? Nem é preciso contratar uma empresa para empacotar seus bens ou fazer a mudança, apenas partir para a próxima locação. 

Inclusão de serviços e comodidades

No aluguel por assinatura de apartamentos, é possível dispor de diversos serviços e comodidades. Existem locações que oferecem café da manhã, limpeza do local, lavanderia, atendimento 24 horas, academia e muito mais. 

Talvez você ache que trata-se apenas de luxo, mas não é bem assim. Para quem tem uma rotina de trabalho puxada ou tem que cuidar dos filhos, é uma mão na roda! 

Menor burocracia comparado ao aluguel tradicional

Se você chegou até aqui, pode ser que esteja se questionando sobre os benefícios do aluguel tradicional, ou seja, aquele que é feito por imobiliárias. E não é à toa, pois o processo realizado por essas empresas é muito mais burocrático. As imobiliárias requerem algumas garantias para prosseguir com o aluguel, como o seguro fiança, fiador, caução ou título de capitalização. 

Caso o inquilino opte por um fiador, é necessário reunir diversos documentos que comprovem a elegibilidade daquela pessoa para ser uma fiadora. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter um grau parentesco, mas um dos requerimentos é que o fiador tenha um imóvel em seu nome na mesma cidade do apartamento. 

Além disso, o fiador também precisa comprovar sua renda, pois caso o inquilino fique inadimplente, ele deverá arcar com as despesas. Essa alternativa é pouco viável para quem acabou de se mudar de cidade ou estado, pois é difícil encontrar alguém que esteja disposto a assumir esse risco. 

Se o inquilino não conseguir um fiador, uma outra opção é o seguro fiança. Esse serviço é oferecido por seguradoras e diz respeito a um valor mensal pago pelo locatário para garantir que as despesas sejam cobertas em caso de inadimplência. Para os proprietários de imóveis, é uma opção vantajosa, pois o aluguel é coberto imediatamente caso não seja realizado o pagamento. 

Apesar de parecer uma boa alternativa, muitos locatários não conseguem arcar com a mesma, já que encarece o valor do aluguel. Além disso, o que foi pago do seguro não é devolvido ao final do contrato, pois é apenas uma garantia de aluguel. 

Uma outra garantia que as imobiliárias oferecem é a caução. É aqui que a coisa aperta! Essa possibilidade é nada mais que o pagamento adiantado de até três meses de aluguel. Para quem tem esse dinheiro, pode ser uma boa opção, já que o valor é ressarcido no final do contrato. Mas, para quem não tem, é totalmente inviável. 

Também existe o título de capitalização, contratado pela seguradora de preferência do inquilino. O mesmo recebe o título em seu nome e usa como garantia no contrato de locação. No entanto, o valor é de seis a oito vezes o valor do aluguel, mas também é devolvido no final do contrato com correção da Taxa Referencial de Juros (TR).

Nem precisamos mais falar o quanto o processo de locação por imobiliárias é complicado, né? 

Mobília e equipamentos

A mobília e os equipamentos de um apartamento por assinatura variam conforme a empresa contratada, o local e o nível do imóvel escolhido. Apesar disso, pode existir uma variedade de itens que tornam sua estadia mais confortável e prazerosa.

Você pode encontrar imóveis com diversos tipos de mobília e equipamentos, em diferentes ambientes. Dá só uma olhada:

  • Sala de estar: sofá, poltrona, estante, televisão, mesa de centro, tapetes;
  • Sala de jantar: mesa de jantar com cadeiras, aparador, lustre, cristaleira, adega, kit de louças;
  • Quarto: cama, mesa de cabeceira, guarda-roupa, espelho, cabideiro, nicho, prateleiras, escrivaninha, cadeira, ar-condicionado; 
  • Cozinha: geladeira, fogão, coifa, microondas, máquina de lavar louça, cafeteira, misteira;
  • Lavanderia: máquina de lavar roupa, secadora, varal.

Existem diversos tipos de imóveis por assinatura que podem não só te dar um lar, mas também trazer conforto e bem estar para a sua rotina. Tudo isso adaptado às suas necessidades e, é claro, ao bolso!

Qual o perfil dos assinantes?

A locação de imóveis por assinatura vem crescendo muito desde o início da pandemia. O perfil dos inquilinos ou futuros inquilinos tem se baseado em pessoas mais jovens, nascidas entre a Geração Y e a Geração Z. Por se tratar de algo com extrema facilidade de locação, sem fiador ou contrato, multas e avisos prévios de saída, os jovens estão impulsionando cada vez mais esse tipo de mercado. 

Entre eles, se destacam aqueles que querem facilidade, viajam muito ou apenas precisam de um lar provisório, sem a burocracia padrão de um aluguel de apartamento. Normalmente, o fato de não precisar comprovar a renda mensal é uma das coisas que mais atraem os jovens, pois muitos deles não têm um emprego fixo e estável. 

A facilidade de ter acesso à internet sem gastos extra também é um atrativo, pois é uma comodidade que já está inclusa no aluguel. Os hiper conectados são um dos públicos-alvo desse tipo de locação moderna, uma vez que a maioria das vezes o contato para locação e demais necessidades são todos feitos via internet, facilitando ainda mais a vida dos inquilinos. 

Um fato interessante é que a maioria dos inquilinos são mulheres. Esse fato ocorre também devido ao fato de que o público feminino entrou de vez em todos os ramos de trabalhos e buscam sua independência pessoal. 

Qual alternativa ao apartamento por assinatura? 

Uma alternativa e modelo parecido com o apartamento por assinatura é o aluguel por temporada! Você já ouviu falar?

O aluguel por temporada é também uma modalidade de locação de propriedades por um curto período de tempo, em que o imóvel pode ser alugado de dias a semanas. Esse tipo de aluguel é comum em destinos turísticos, mas também pode ser encontrado em diversas localidades. 

Para locar um imóvel por temporada, você precisa escolher a propriedade, o que pode ser feito por meio de uma agência, plataformas online ou diretamente com o proprietário. Depois disso, é hora de negociar o contrato. É aí que você define a data de entrada e saída, o valor do aluguel e as condições de pagamento. 

E por falar em pagamento, você deve fazê-lo de forma antecipada. O valor varia de acordo com a estada e as características do imóvel. No dia do check-in, o proprietário pode te entregar as chaves ou deixar tornar o processo mais tecnológico, como por meio de uma fechadura eletrônica com senha. 

Uma orientação é verificar se a propriedade se encontra nas condições que você o viu nas fotos, hein? Isso é uma forma de garantir os direitos tanto do inquilino quanto do proprietário. 

Durante o período de locação, é o inquilino o responsável por cuidar do imóvel e respeitar as regras vigentes no contrato. Caso exista algum problema e necessidade de manutenção, o locatário deve entrar em contato com o proprietário ou a imobiliária responsável para que os mesmos realizem os reparos necessários no local. 

Já no dia do check out, o processo é parecido com o do check in. Você deve conferir as condições do imóvel e devolver as chaves. Isso tudo está previsto no contrato, portanto, capriche!

Um ponto importante que devemos ressaltar é o fato de que para temporadas mais longas, como as de long stay, algumas plataformas reduzem os preços das diárias para que os valores compensem para os usuários. Entre elas, destacam-se o Airbnb e o Booking, nas quais os preços tornam-se tão atrativos que as pessoas passam a utilizar seus serviços cada vez mais. 

Aluguel por temporada vs. apartamento por assinatura

Agora, pode ser que você esteja se perguntando: qual a diferença entre um aluguel por temporada e um apartamento por assinatura? Bom, apesar de parecerem coisas muito parecidas, pode saber que existem diferenças entre as duas. 

Variedade de imóveis 

Um apartamento por assinatura atrai muitas pessoas, pois estamos nos tornando sociedade que assina muitas coisas. Nós gostamos de novidades e, por isso, seguir tendências é inevitável. Porém, é aí que nos afastamos de algumas coisas que já nos acostumamos, mas esquecemos do seu real valor. 

E onde queremos chegar? As plataformas como Airbnb e Booking vieram para ficar, mas muitos já as utilizam há anos e, por isso, talvez não sejam mais uma novidade. No entanto, é nelas que encontramos uma variedade de imóveis, muitos próximos a destinos turísticos. 

Para você que não quer se prender a um local, está viajando a trabalho ou quer passar por lugares até escolher o seu lar, é a modalidade ideal. Isso porque não há nada melhor que morar bem e ainda pagar mais barato por isso, né?

Períodos

Se você quer uma long stay, já sabe que é vantajoso optar pelo aluguel por temporada devido aos descontos oferecidos pela modalidade. Agora, se o seu intuito é estar cada uma hora em um lugar, em períodos curtos, é melhor ainda! 

Um aluguel por temporada permite que você visite diversos lugares, em diferentes destinos. Imagina só um home office em lugares paradisíacos, com muitas atrações para o seu lazer após um dia de trabalho. O sonho de qualquer pessoa, não é mesmo?

O que considerar antes de escolher o apartamento por assinatura

O aluguel por assinatura é muito inovador e nos instiga a surfar nessa onda, né? Mas, antes de escolher um apartamento por assinatura, é preciso tomar cuidado e ter consideração. Você deve avaliar diversos fatores que terão impacto na sua experiência e satisfação. 

Por isso, vamos te contar o que você deve considerar antes de escolher o apartamento por assinatura. Continue a leitura!

Seu perfil de viajante e suas necessidades

Antes de escolher um apartamento por assinatura, é preciso entender qual o seu perfil de viajante e suas necessidades pessoais. Olhe, pare e pense no seu estilo de vida: você valoriza mais a estabilidade ou a sua flexibilidade? 

Se você é um viajante de negócios ou um nômade digital, um apartamento por assinatura é uma opção atraente pela sua flexibilidade e por estar livre de burocracias. Agora, se o intuito é ter uma base para a sua família ou permanecer em um local por muito tempo, talvez seja melhor optar por um aluguel tradicional. 

Duração da estada

Um outro ponto importante para considerar o apartamento por assinatura é a duração da estada. Se é short stay, pode valer a pena. Mas, se você quer ficar em um local durante uma long stay, existem opções mais vantajosas com taxas de aluguel competitivas a longo prazo. 

Destino

O destino da estada também se destaca entre os fatores decisivos para alugar um apartamento por assinatura. Os apartamentos de uma cidade podem não estar  disponíveis ou ter o mesmo padrão de qualidade que outra. 

Por isso, vale pesquisar a oferta de apartamentos por assinatura no seu destino e não se esquecer de ficar atento à localização, padrão dos imóveis e as comodidades e serviços disponíveis. 

Frequência de viagens

A frequência de viagens é um ponto crucial para você optar ou não pelo apartamento por assinatura. De que adianta pagar mais caro por um lugar se ele existem outras opções de locação com melhor custo-benefício? 

Você viaja de forma esporádica, seja a trabalho ou para usufruir de momentos de lazer? Então é necessário ficar de olho na flexibilidade e todas as comodidades que o apartamento por assinatura possui em relação a outras opções de locação, pois assim é possível identificar se o custo adicional é justo. 

Pode ser ainda que você seja uma pessoa que viaja com frequência, quer ter um lugar pronto e que se identifique com um lar toda vez que for ficar em um novo destino. Nesse caso o apartamento por assinatura talvez seja uma boa opção!

Objetivo das viagens

O objetivo das viagens também conta na hora de escolher um apartamento por assinatura, viu? Se a finalidade é trabalho e quer um lugar para se concentrar, você deve escolher imóveis que tenham um espaço para trabalhar de maneira adequada e com uma conexão de internet estável. 

Agora, se a viagem é a lazer e você quer explorar o destino, busque uma localização próxima a pontos turísticos e que tenha todas as comodidades necessárias para usufruir ao máximo do local. 

Apartamento por assinatura vale a pena?

Depois de toda a leitura, você já está por dentro de tudo sobre um apartamento por assinatura. Mas, é claro, quer saber se vale a pena. Bom, a resposta é que isso depende de tudo que falamos agora há pouco: seu perfil de viajante, a duração da estada, o destino, a frequência de viagens e os objetivos delas. 

Existem muitas maneiras de se sentir confortável em um local, mas por que não optar por aquelas que oferecem o melhor custo-benefício? O apartamento por assinatura é uma opção muito atraente e estará cada vez mais presente em nosso meio. 

Em relação ao mercado de aluguel tradicional, com certeza essa opção vale muito a pena. Porém, como falamos anteriormente, existem muitas opções que podem sair mais em conta e te oferecer maior variedade! 

Convidamos você, então, a conhecer um pouco mais sobre o aluguel por temporada, o que acha? Em caso de dúvidas, nosso time está pronto para te orientar. Tenha uma ótima leitura!