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Cancelamento de reserva: Saiba como evitar e fidelizar mais hóspedes

Se você trabalha com aluguel de temporada, provavelmente sabe como um cancelamento de reserva pode prejudicar o seu negócio.

Embora essa situação faça parte da rotina de aluguel de imóveis, é importante evitá-la ao máximo, para não ter problemas com o seu planejamento e, sobretudo, com seu faturamento.

Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir as suas taxas de desistência, além de sugestões para fidelizar os hóspedes até o final da locação.

Confira o conteúdo especial que preparamos sobre o assunto, com formas de evitar o cancelamento de reserva do seu imóvel para aluguel de temporada.

Como o cancelamento de reserva pode impactar no aluguel de temporada?

Os negócios de hospedagem e aluguel de temporada podem sofrer inúmeros prejuízos com um cancelamento de reserva.

A princípio, o setor mais afetado é o financeiro, uma vez que a acomodação deixa de receber clientes, e, consequentemente, diárias e outros gastos.

No entanto, um cancelamento também pode atingir outras áreas do negócio. Isso porque elas se modificam para receber o hóspede, como:

  • Manutenções;
  • Substituição de roupas de cama e banho;
  • Limpeza e revisão do quarto;

Assim, com a desistência do hóspede, existem prejuízos e desperdícios de itens da hospedagem, que precisam ser substituídos para receber os próximos clientes.

Além disso, uma reserva impacta diretamente no calendário e na organização do aluguel de temporada.

Dessa forma, com um cancelamento, a acomodação pode ter prejuízos além do período reservado. Por exemplo, ao perder hóspedes na temporada que estava indisponível.

Por isso, é fundamental evitar um cancelamento de reserva ao máximo, e buscar alternativas para reverter a decisão do cliente.

O que diz a lei sobre o cancelamento de reserva?

Inicialmente, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) possui uma cláusula sobre o direito de arrependimento do consumidor.

Ele garante o direito de desistência da compra no prazo de 7 dias, a contar da data de pagamento ou recebimento do produto ou serviço.

Nesse caso, o hóspede tem o direito legal de se arrepender da reserva pelo período de uma semana a partir do pagamento da taxa da plataforma ou valor estabelecido pelo proprietário.

Com o respaldo da legislação, não é possível realizar cobranças ao hóspede dentro desse prazo.

Por outro lado, após os 7 dias, é direito do anfitrião definir suas próprias regras de cancelamento de reserva. 

Além disso, também pode contar com fatores externos, como a plataforma onde anuncia seus imóveis e realiza as reservas.

Por exemplo, a Airbnb, um dos portais mais populares do segmento, oferece uma maior liberdade ao anfitrião para estabelecer seus protocolos de desistência.

De acordo com o site, existe a possibilidade de optar por políticas mais rígidas ou flexíveis, desde que estejam explícitas no anúncio e informadas ao hóspede no momento do contrato.

Outras plataformas também oferecem essa possibilidade para os proprietários, de modo que eles também possam contar com uma garantia jurídica.

6 dicas para lidar com o cancelamento de reserva da melhor forma

Pode ser difícil acabar com os cancelamentos de reserva no seu negócio de aluguel. No entanto, existem algumas sugestões para lidar com essa situação da melhor maneira possível.

Dessa forma, você poderá aumentar a fidelização dos hóspedes, e diminuir as taxas de desistência de maneira eficiente.

Por isso, confira 6 dicas para lidar com um cancelamento de reserva do seu imóvel:

1. Incentive as reservas dentro do seu site sempre que possível

Reservas feitas dentro de sites e plataformas de anúncios podem contar com as garantias legais e regulamentos da empresa.

Por exemplo, o proprietário pode acionar a equipe de suporte e determinar regras de reembolso e multas.

Enquanto isso, reservas independentes podem não oferecer essa assistência. Por isso, incentiva as reservas dentro do site sempre que possível.

2. Flexibilize a política de cancelamento do seu imóvel

Quando se trata sobre cancelamento de reserva, uma das melhores formas de lidar com a situação é ser flexível.

Procure entender o motivo que levou o hóspede a desistir do contrato, e ofereça alternativas com base na justificativa de cada um.

Dessa forma, você poderá aumentar suas chances de fidelização, e diminuir os prejuízos.

3. Ofereça brindes e incentivos para evitar o cancelamento de reserva

Para evitar um cancelamento de reserva, é importante investir em brindes atrativos para os hóspedes.

Assim, também poderá incentivá-lo a continuar com a locação, ou adiar a reserva, em vez de cancelá-la por completo, por exemplo.

Procure oferecer brindes exclusivos ou descontos para confirmação de reserva. Caso seja necessário desistir, considere reduções da multa em períodos maiores, para auxiliar no gerenciamento do calendário e da acomodação.

4. Disponibilize voucher de utilização com prazo determinado

Um voucher é um título de valor monetário que pode ser utilizado por razões específicas.

Assim, em caso de desistências, em vez de cancelar definitivamente, oferece um vale para o hóspede utilizar em determinado período de tempo.

Isso aumentará as chances de retorno e pode reduzir os prejuízos da reserva.

5. Mantenha seu calendário sempre organizado

Com uma boa organização, é mais fácil administrar contratempos, como um cancelamento de reserva inesperado.

Dessa forma, você poderá otimizar os demais aluguéis e diminuir os prejuízos no faturamento.

Também mantenha seu calendário atualizado e anotações sobre possíveis hóspedes, reservas em aguardo e os períodos de temporada que estão comprometidos, para administrar seu negócio de forma assertiva.

6. Esteja em contato frequente com o hóspede

Por fim, uma das dicas mais populares para evitar um cancelamento de reserva é manter contato frequente com o hóspede.

Monitore o contato com os clientes e envie lembretes à medida que a temporada se aproxima, para ajudar no planejamento dele.

Com isso, será possível diminuir as taxas de desistência por esquecimento ou falta de organização do hóspede.

Também se trata de uma maneira eficaz de fidelizar os clientes no futuro, com um atendimento de qualidade.

É possível evitar um cancelamento de reserva do aluguel de temporada?

Mesmo seguindo todas as orientações, não é possível evitar todos os cancelamentos de reserva de um imóvel.

No entanto, existe a possibilidade de diminuir as taxas de desistência e prejuízos, mesmo que seja necessário cancelar a locação.

Para isso, invista em um bom relacionamento com o hóspede, flexibilize suas políticas de cancelamento e conte com o suporte das plataformas de anúncios.

Assim, poderá ter mais garantias legais e reduzir os impactos no seu negócio, com alternativas criativas para adiar a reserva, em vez de um cancelamento definitivo.