Todo hóspede quer e merece ser bem tratado, né? Afinal, ele paga por um serviço e espera, no mínimo, uma sensação de conforto e acolhimento. Por isso, é importante ficar atento a um ponto muito importante: a experiência do hóspede.
Uma boa experiência do hóspede pode trazer diversos benefícios para quem hospeda, sejam hotéis, hostels ou pousadas. E, mais ainda, para anfitriões de aluguel por temporada.
Essa modalidade de locação diz respeito à locação de imóveis alugados por um período curto de tempo, seja para lazer ou turismo. Apesar da semelhança no nome, o aluguel por temporada não é a mesma coisa que o tradicional, porque não requer um contrato com duração de meses ou anos.
Por isso, é importante cuidar da estadia do início ao fim. Uma boa experiência do hóspede é boa não só para os viajantes, mas até mesmo para os proprietários de imóveis.
Nos próximos tópicos, vamos explicar um pouco melhor sobre isso. Acompanhe!
A importância da experiência para os hóspedes
Um hóspede dá valor à experiência por diversos motivos, como a satisfação pessoal. Isso porque quando nós fazemos uma viagem, queremos nos sentir bem, relaxar, dispor de serviços e produtos de qualidade, além de sermos bem atendidos.
O conforto e a comodidade também são aspectos muito valorizados pelos hóspedes. Afinal, não tem nada melhor que estar em um ambiente confortável. Chegar de um passeio fica muito melhor quando os quartos estão limpos, são espaçosos e bem equipados.
Muitos viajantes também consideram a hospedagem uma parte tão importante da viagem quanto, por exemplo, a visita a um ponto turístico famoso. Um hóspede quer se lembrar de momentos especiais da estadia, pois estão em busca de experiências memoráveis.
Um outro ponto importante é a valorização do pagamento. É muito ruim quando pagamos por um serviço que não vale o investimento, né? Por isso, quando um hóspede faz uma locação, espera ter um bom retorno.
Dessa forma, você, anfitrião, deve estar atento à experiência do hóspede. Isso é essencial para estabelecer a forma como os viajantes enxergam a acomodação e compartilham suas experiências com possíveis futuros hóspedes.
Vantagens em investir na experiência do hóspede
Um aluguel por temporada é uma excelente maneira de ter uma renda extra para um imóvel que você utiliza com pouca frequência. E, mais ainda, para aquele que está parado.
Com a locação de um imóvel por temporada, você pode gerar receita para complementar sua renda e até mesmo cobrir as despesas relacionadas ao local. Além disso, os anfitriões possuem maior flexibilidade, uma vez que os preços podem ser definidos conforme a demanda, temporada e características dos imóveis.
Um proprietário também possui maior controle de quem utiliza o imóvel e por quanto tempo, de acordo com suas necessidades e interesses. E, ao invés de depender do mercado local, hoje os anfitriões podem alcançar turistas de diversas regiões e até mesmo países, aumentando as chances de aluguel. Isso porque, com o avanço das plataformas reserva online, como Airbnb e Booking, hoje o processo envolve um público global.
Bom, pode parecer tudo, mas ainda tem mais. Continue a leitura e entenda!
Fidelização e recorrência
Quando um hóspede tem uma boa experiência na sua acomodação, é criada uma conexão emocional. Isso porque a hospedagem é uma parte integrante que pode ser muito importante em viagens.
Com isso, é possível estabelecer a fidelização e recorrência dos hóspedes. Ou seja, quando um viajante for visitar a sua região novamente, é bem provável que escolha sua acomodação, o que garante um fluxo contínuo de receitas para a hospedagem.
Segurança financeira
Quando você investe na experiência do hóspede e os fideliza, consegue manter a constância do negócio, ou seja, sua acomodação manterá uma boa rotatividade. Como trata-se de um mercado bastante competitivo, o que os viajantes têm de impressão da sua hospedagem pode ser um diferencial.
Portanto, se você entrega uma boa experiência, pode ter certeza de que isso influencia na sua segurança financeira. Isso porque um bom negócio mantém a clientela e consegue conquistar novos hóspedes, seja a partir de indicações, avaliações e muito mais. Quer saber como? Veja a seguir!
Melhores avaliações
Um hóspede satisfeito, na grande maioria dos casos, tende a deixar melhores avaliações sobre a hospedagem. Isso não só atrai novos viajantes, mas também fortalece a reputação do local.
As avaliações podem ser feitas em comentários nas plataformas de locação e, até mesmo, divulgadas de forma espontânea nas redes sociais dos viajantes, por exemplo. Assim, é muito importante garantir que a experiência entregue seja boa.
Bom para Superhosts
Quando falamos de Airbnb, os anfitriões que entregam uma boa experiência do hóspede conseguem um título de Superhost. De acordo com a própria plataforma, trata-se de alguém que não mede esforços para receber bem os hóspedes.
O selo aparece no perfil do anfitrião e, uma vez que você o conquista, é necessário continuar ofertando um bom serviço para mantê-lo. Pode até não parecer, mas os viajantes levam muito em conta o título, pois o mesmo indica o compromisso do proprietário com a satisfação dos hóspedes.
Marketing boca a boca
Como falamos anteriormente, um hóspede satisfeito pode recomendar uma acomodação de forma espontânea. Por isso, se o viajante tem uma boa experiência durante a hospedagem no seu local, é possível que seja feito um marketing boca a boca para amigos, familiares, colegas de trabalho, seguidores nas redes sociais, etc.
As pessoas tendem a dar valor e confiar nas recomendações de pessoas próximas, certo? Por isso, uma recomendação genuína é um ótimo fator para o marketing da sua hospedagem e o melhor: você nem paga por isso!
A experiência do hóspede antes da estada
Um bom produtor se vende sozinho, principalmente, pela forma que ele se apresenta. No caso de plataformas para aluguel por temporada, estamos falando da sua vitrine virtual. Por isso, é fundamental caprichar para conseguir encantar o hóspede em potencial antes mesmo de ele conhecer sua acomodação.
Você pode fazer isso de diversas maneiras, mas existem alguns pontos que devem ser feitos com capricho. Confira!
Descrição de Anúncios
Não tem nada pior do que fazer uma compra na internet e receber um produto diferente do que compramos, né? Isso serve também para hospedagens!
Você deve ser muito sincero na descrição de anúncios da sua acomodação e, não só isso, também é preciso encantar o cliente em potencial. Ressalte os melhores pontos da hospedagem, estabeleça uma relação de proximidade com o leitor, dê dicas sobre passeios e lugares ao redor e, até mesmo, convide-o para ter uma experiência inesquecível no local!
Mas, lembre-se, é obrigatório que você oferte tudo aquilo que promete. Assim, os hóspedes terão mais chances ainda de ter uma experiência que será uma parte integrante da memória sobre o passeio.
Fotografias
Aqui o capricho é redobrado! Nós somos movidos pelo visual e, quando o anfitrião investe em uma boa fotografia, é algo que com certeza terá retorno.
Você pode tirar fotos da acomodação sozinho, caso tenha habilidade. Se não, que tal pedir ajuda para algum amigo ou até mesmo contratar um fotógrafo para realçar o que tem de melhor na sua acomodação?
Invista em bons ângulos, capriche na decoração e use a luz natural a seu favor. Pode ter certeza, assim não tem como errar!
Localização
Um ponto importantíssimo para os hóspedes é a localização. Ainda que muitos tenham um meio de transporte para se locomover durante a viagem, pode ser que eles queiram estar perto de pontos turísticos, bares, restaurantes, farmácias, supermercados, etc.
Alguns viajantes não possuem meio de locomoção durante uma viagem ou, ainda, gostam de andar a pé para apreciar a vista da cidade. Por isso, a localização da sua acomodação é um fator crucial de decisão para hóspedes em potencial.
Comunicação pontual do anfitrião
Em algumas plataformas, como o Airbnb, é possível que o viajante saiba qual o tempo médio de resposta do responsável por uma acomodação. Assim, é importante a comunicação pontual do anfitrião.
Além disso, é fundamental ser educado, acolhedor e simpático. Desse modo, a experiência do hóspede já começa antes mesmo de ele contratar a hospedagem.
Boas avaliações
Já falamos um pouco sobre as avaliações, mas temos que reforçar: elas são muito importantes para anfitriões. Como seu anúncio é sua vitrine, você deve garantir que os comentários ali sejam os melhores possíveis para atrair novos hóspedes.
Invista na experiência do hóspede antes, durante e após a hospedagem. Um viajante deixou um comentário? Deixe um comentário para ele também, agradeça pela confiança e diga que suas portas sempre estarão abertas.
15 maneiras de melhorar a experiência do hóspede
Bom, agora que você sabe a importância de investir na experiência do hóspede, é hora de pegar dicas valiosas para melhorá-la. Vamos lá!
Trabalhe sua hospitalidade
Além de manter uma comunicação pontual, você também deve garantir uma boa hospitalidade. Seja atencioso com os detalhes da acomodação, entregue-a conforme as fotos e em boas condições, dê dicas para o viajante de passeios e pontos turísticos e seja muito receptivo.
Caso não seja preciso estar no local para receber o hóspede, forneça todas as instruções necessárias e se coloque à disposição para tirar dúvidas ou resolver qualquer problema referente à acomodação. Isso trará conforto para o viajante e confiança na sua hospedagem!
O seu ambiente deve ser acolhedor, oferecer serviços personalizados e superar as expectativas dos hóspedes. Isso é essencial para se tornar um anfitrião excepcional em plataformas como Airbnb e Booking.com.
Seja um Superhost
Para se tornar um Superhost e ganhar a confiança de um cliente em potencial, o que é preciso ser feito é ser um anfitrião acolhedor e fazer com que os hóspedes se sintam em casa durante a hospedagem. Além disso, caso você ofereça experiências, é necessário garantir que ela seja realmente muito boa e tenha um diferencial.
O título de Superhost não está à venda, como falamos anteriormente. Por isso, invista na experiência do hóspede e garanta avaliações positivas para conquistar o status no Airbnb.
Self Check-in
Uma comodidade que é cada vez mais valorizada pelos hóspedes é o self check-in. Ele consiste em possibilitar ao hóspede que ele acesse a acomodação sem que seja necessária a presença do anfitrião ou o responsável pela organização do local.
Isso é muito bom para pessoas que buscam passeios com mais privacidade ou apenas tecnologia envolvida no processo. Você pode ter, por exemplo, uma fechadura eletrônica com senha e enviar para o viajante.
Check-in Flexível
Muitas vezes, existem imprevistos que impossibilitam a chegada de hóspedes nas acomodações em horários marcados, seja por atraso de voo, engarrafamentos em estradas, etc. Com isso, uma ótima opção para atrair viajantes é permitir o check-in flexível.
Caso você queira manter um horário marcado ainda assim, é importante garantir que se um hóspede chegue antes, ele possa ter um lugar para guardar as bagagens até o check-in. Você não vai deixá-lo com bagagem na rua, não é mesmo?
Use tecnologias
Um imóvel tecnológico pode impressionar bastante um hóspede e, não só isso, muitos estão em busca de ter um conforto proporcionado pela tecnologia durante uma viagem. Que tal investir na automação de luzes e tomadas, fechaduras inteligentes, aparelhos integrados, etc?
Além disso, você também pode oferecer eletrodomésticos tecnológicos, pois muitos hóspedes que procuram aluguel por temporada costumam fazer refeições na acomodação. Busque cafeteiras inteligentes, fogões de indução, trituradores elétricos, entre outros.
Mobílias confortáveis
Depois de um dia cansativo na praia, nada melhor que chegar na hospedagem, tomar um banho e deitar em uma cama confortável, né? Todo hóspede valoriza muito mobílias confortáveis em acomodações, como um bom colchão, sofás aconchegantes, cadeiras de escritório ergonômicas, etc.
Decoração acolhedora
Se a sua acomodação não for temática, não tem porque ser espalhafatosa e com muita informação. Deixe o ambiente leve, tenha uma decoração acolhedora!
Você pode investir em diferentes luzes para os ambientes da acomodação, espalhar plantas pelo local para dar mais vida a ele, colocar quadros e espelhos bonitos nas paredes, entre outros. A impressão da decoração realmente fica na lembrança dos viajantes.
Utensílios completos
Uma acomodação deve oferecer utensílios completos para garantir uma boa experiência do hóspede, sabia? Quando falamos de banheiro, ofereça aos hóspedes kit de shampoo, condicionador e sabonete, secador de cabelo e toalhas brancas impecáveis.
Já na cozinha, é hora de caprichar. Tenha uma cafeteira, misteira, fogão, forno, geladeira, microondas, liquidificador, louças, taças, muitos talheres, vasilhas para armazenamento de alimentos, purificador de água, etc.
Você também pode oferecer cadeiras e mesas de praia e guarda-sol, caso sua acomodação seja no litoral. Existem diversas maneiras de agradar o hóspede, portanto, capriche!
Kit de boas-vindas
Um kit de boas-vindas é um conjunto de brindes que são deixados na acomodação de aluguel por temporada, hotéis, pousadas, entre outros. Eles são oferecidos para fazer com que os visitantes se sintam bem-vindos e confortáveis durante a hospedagem.
Você pode incluir no kit água, snacks, café, produtos de higiene pessoal, toalhas de banho e uma carta com informações sobre a localidade e até mesmo a própria acomodação. Isso faz com que o viajante veja que o anfitrião está preocupado com sua experiência e quer promover uma estada agradável no local.
Garantir segurança do imóvel
Seja em um hotel, pousada ou imóvel de aluguel por temporada, é fundamental garantir a segurança do imóvel. Tenha um bom sistema de câmeras e alarmes, fechaduras reforçadas, uma garagem monitorada e um espaço seguro para guardar pertences, como cofres.
Internet de qualidade
Uma internet de qualidade faz toda a diferença nos dias de hoje, pois estamos a todo momento conectados. Antes de receber um hóspede, faça um teste de velocidade e garanta que o serviço contratado seja realmente eficiente.
Isso faz toda a diferença, principalmente, para hóspedes que possuem algumas reuniões durante a hospedagem ou estão de home office na acomodação. Atualmente, existem muitos nômades digitais no mundo e uma internet de qualidade é, definitivamente, um fator decisivo para a experiência dos mesmos.
Personalização
Sua acomodação recebe mais famílias de férias, nômades digitais, executivos? A partir das hospedagens realizadas, você pode identificar qual é o padrão dos hóspedes e oferecer uma experiência personalizada.
Identificar esse padrão vai possibilitar que você faça uma decoração que atenda seu público e saiba quais itens são necessários para promover um espaço confortável para trabalho home office. No caso de famílias, por exemplo, é possível até mesmo oferecer cadeiras específicas para alimentar crianças, caixa de brinquedos, entre outros.
Vista e paisagismo
Se o seu imóvel possui uma vista bonita, torne-a ainda mais incrível. Você pode colocar uma decoração para realçar a beleza do lugar e investir em móveis bonitos e confortáveis para que os hóspedes possam apreciá-la.
Agora, se a sua acomodação não possui uma vista, por que não investir em paisagismo? Se você possui um quintal, por exemplo, deixe-o impecável com um varal de luz, plantas saudáveis e bonitas, redes de descanso e muito mais.
Oferta de serviços extras ou exclusivos
Para dar ainda mais comodidade aos hóspedes, você pode oferecer serviços extras ou exclusivos. Isso inclui, por exemplo, um bom café da manhã com tudo que o hóspede tem direito, como café, pães, leite, iogurte, manteiga, geléias, frutas, queijos, presuntos, ovos mexidos, entre outros.
Além disso, também é possível oferecer o serviço de limpeza durante a hospedagem. Em acomodações que ficam no litoral, isso é mais importante ainda, pois sujar a casa é inevitável e nada melhor que ficar em um local limpo, né?
Experiência do hóspede é um exercício de escuta
Conforme você realiza hospedagens, é possível aprimorar o seu negócio. Recebeu um hóspede? Peça para ele avaliar a acomodação na plataforma e, até mesmo, pergunte a ele como foi a estada e quais são os pontos positivos e negativos da hospedagem.
Lembre-se, o feedback é essencial para que você deixe sua acomodação ainda melhor. Fique atento aos comentários deixados pelos hóspedes, identifique quais são os pontos de melhoria e os aplique na sua hospedagem para deixar a experiência do hóspede incrível.
Bom, agora que você já sabe tudo sobre a experiência do hóspede, é hora de colocar a mão na massa. Divulgue seu imóvel de maneira certeira, fidelize a clientela e aumente sua receita.
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