Tomar a decisão de investir no aluguel de temporada precisa ser uma decisão consciente. Afinal, a sua propriedade será usada por outras pessoas e não há nada mais importante do que deixar isso acontecer com a sensação de segurança. É exatamente nesse ponto que alguns proprietários ficam receosos de seguir em frente: pesquisam sobre problemas com Airbnb e resolvem não assumir o risco de precisar lidar com situações desagradáveis.
Assim como qualquer outro negócio, o aluguel de temporada pode envolver alguns desafios. Embora seja exceção, às vezes é necessário lidar com problemas no Airbnb e outras plataformas, originados principalmente em falhas de comunicação com o hóspede ou no descumprimento de regras por uma das partes. Nesses momentos, o anfitrião deve ser ágil, cuidadoso e prestativo para buscar uma solução com o mínimo de desconforto possível.
É claro que ninguém deseja receber avaliações negativas ou encarar um eventual dano ao imóvel. Mas existem formas de evitar esses problemas no Airbnb, como vamos mostrar neste artigo. Você perceberá que uma gestão profissional de imóveis por temporada pode ajudar os proprietários a não deixarem de lado qualquer detalhe.
Siga a leitura para saber como prevenir problemas com Airbnb!
Quais são os principais problemas com Airbnb e como evitá-los
Anunciar no Airbnb vale a pena e disso a gente não tem dúvidas. Mas nem sempre tudo acontece como esperado e, quando ocorre um problema, o anfitrião deve saber como agir. Ainda mais fundamental é ter clareza sobre o que fazer para prevenir esse tipo de situação. Veja a seguir como lidar com os inconvenientes mais comuns!
Penalidade por cancelamento de reserva
O Airbnb preza pela experiência dos hóspedes, por isso, tem uma política bastante restrita em relação ao cancelamento de reservas por parte do anfitrião. De modo geral, a plataforma orienta que essa prática não seja realizada, apenas em situações excepcionais. Então, esta é a primeira dica para evitar problemas com Airbnb: não cancele reservas que já estão confirmadas.
Se você tiver que fazer isso, saiba que sofrerá algumas penalidades. A primeira delas é a cobrança de uma multa, descontada do primeiro pagamento após o cancelamento. O valor varia conforme o tempo que faltava para o início da estada: US$50 para cancelamentos feitos mais de 7 dias antes do check in e US$100 no caso de menos de 7 dias. Um valor alto, considerando a cotação do dólar americano.
Outra penalidade aplicada automaticamente pela plataforma é a publicação de uma avaliação informando que você cancelou uma das suas reservas. Esse comentário não pode ser apagado, mas existe a opção de respondê-lo para explicar a razão da desistência. O Airbnb também bloqueia as datas da estada cancelada, ou seja, você não consegue receber uma nova reserva nesse período.
Se o anfitrião cancelar três reservas ou mais ao longo de um ano, o Airbnb pode suspender ou desativar o anúncio do imóvel. Os Superhosts devem manter a taxa de cancelamento abaixo de 1% para não correr o risco de perder o selo concedido pela plataforma.
Avaliações negativas
Os proprietários que querem se dar bem com aluguel de temporada no Airbnb precisam ficar de olho nas avaliações! Esse é um dos principais fatores que os hóspedes analisam quando pesquisam por imóveis. As avaliações negativas podem surgir por diversos motivos e o cancelamento da reserva pelo anfitrião, que abordamos no tópico anterior, é um deles.
Um ponto sensível aos hóspedes é encontrar no imóvel do mesmo modo como está na descrição do anúncio. O proprietário deve deixar muito claro o que faz parte da estrutura da propriedade e publicar fotos que evidenciem a realidade. Caso contrário, provavelmente receberá uma avaliação negativa.
O anfitrião também não pode perder de vista a qualidade da limpeza, a manutenção periódica do imóvel e o atendimento prestado aos hóspedes.
Problemas de comunicação com hóspedes
Uma simples divergência em relação ao horário de check-in pode se transformar em problema no Airbnb. Certifique-se de que o seu anúncio está atualizado com relação aos horários de entrada e saída dos hóspedes.
Também faça o que estiver ao seu alcance para facilitar a estada no seu imóvel. Forneça um guia da casa com informações muito requisitadas, como login e senha de acesso à internet, instruções de como acessar a propriedade e aproveitar o que a estrutura oferece.
Determine as regras da casa e oriente sobre as normas que devem ser seguidas em áreas comuns do condomínio ou do bairro onde está localizado o imóvel. Priorize a comunicação pelo chat do Airbnb, assim você mantém as conversas registradas e pode usá-las se precisar solicitar apoio da plataforma na resolução de algum contratempo.
Danos ao imóvel
Essa talvez seja a maior preocupação dos proprietários. É raro ter esse tipo de problema com Airbnb, já que grande parte da comunidade que usa a plataforma contribui para a conservação dos imóveis. Mas, caso seja identificada e comprovada alguma avaria de responsabilidade dos hóspedes, o anfitrião pode acionar a proteção contra danos oferecida pelo próprio Airbnb.
A cobertura da proteção chega a US$1 milhão e abrange danos ao espaço ou aos pertences do anfitrião. Também pode ser solicitado reembolso para custos de limpeza inesperados devido a comportamento inadequado durante a estada e perdas de faturamento ocorridas pelo cancelamento de reservas em razão de prejuízos causados por hóspedes.
Mais recentemente, o Airbnb incluiu na proteção danos provocados por animais de estimação levados pelos hóspedes. Por exemplo, se você precisar substituir um móvel estragado por um pet, pode pedir devolução do dinheiro para o Airbnb.
Como evitar situações desagradáveis
Não dá para negar: a possibilidade de acontecer um problema com Airbnb assusta os proprietários. A melhor decisão que você pode tomar para evitar que isso aconteça é investir em uma gestão profissional de imóveis por temporada. Com esse serviço, você não precisa se preocupar com a administração das reservas, nem com o atendimento aos hóspedes ou manutenção da propriedade.
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