Embora o Booking tenha surgido como um site voltado para hotéis e pousadas, as novas ferramentas da plataforma a tornam ideal para a divulgação de aluguel de temporada.
Além da visibilidade do portal, os proprietários também podem contar com uma série de novos recursos para obter mais resultados e otimizar o gerenciamento do seu negócio.
No entanto, muitos anfitriões ainda possuem dúvidas quanto à plataforma e como ela funciona.
Por isso, nós preparamos um guia especial sobre o Booking com todas as informações que você precisa para começar a anunciar dentro do site.
Acompanhe a leitura!
O que é o Booking?
O Booking, também conhecido como Booking.com, é uma plataforma de busca e reserva de acomodações.
O portal foi fundado na Holanda, em 1996, mas passou a ganhar visibilidade na internet nos últimos anos, especialmente por se especializar em anúncios de hotéis e pousadas.
Segundo sua página institucional, o site conta com mais de 28 milhões de acomodações cadastradas em seu catálogo, além de oferecer suporte em mais de 40 idiomas.
Recentemente, a plataforma também passou a investir em ferramentas que permitissem o anúncio de apartamentos e acomodações informais.
Isso possibilitou que o portal competisse com outros nomes no mercado, como o Airbnb.
Dessa forma, proprietários de imóveis comerciais ou anfitriões que desejam anunciar sua hospedagem também podem publicar no site.
Sobre a busca de acomodações no Booking
Um dos principais diferenciais do Booking é seu sistema de busca e reservas.
A plataforma conta com uma interface simples e fácil de mexer, com ferramentas acessíveis e um recurso de filtragem por comodidades.
Por exemplo, o usuário pode filtrar suas buscas por acomodações que possuam piscina, Wi-Fi ou café da manhã incluso.
Essa ferramenta permite que o hóspede localize as hospedagens de seu interesse mais facilmente, e difere o Booking de outros portais de anúncios.
Além disso, também disponibiliza a pesquisa por período, um recurso útil para encontrar imóveis de aluguel por temporada.
Por que cadastrar um imóvel de aluguel de temporada no Booking?
Por ter um serviço especializado na busca de hotéis e pousadas, muitos proprietários de imóveis não anunciam suas acomodações no Booking.
No entanto, cadastrar sua hospedagem na plataforma pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio.
A princípio, trata-se de um portal de grande visibilidade, podendo otimizar o seu alcance e atrair novos públicos.
Além disso, o sistema de cadastro do Booking oferece autonomia para os proprietários, de modo que podem estabelecer seus próprios preços e taxas.
Com a popularização das plataformas de anúncios, os hóspedes buscam, cada vez mais, recursos de reserva online.
Dessa forma, divulgar seu imóvel em portais como o Booking também poderá aumentar seu faturamento e a credibilidade do seu negócio.
Como o Booking funciona para os proprietários de imóveis?
Ao contrário de outras plataformas de anúncios de imóveis para aluguel de temporada, o Booking não realiza uma mediação direta entre as negociações.
Depois de autorizar a publicação, o portal cobra apenas uma taxa de comissão sobre estadas confirmadas, reservas não reembolsáveis ou parcialmente reembolsáveis.
Com isso, o proprietário possui a autonomia de administrar seus anúncios como preferir.
Os hóspedes interessados podem fechar a reserva entrando diretamente em contato com o dono do imóvel.
Posteriormente, o pagamento pode ser feito pela plataforma ou presencialmente. No fim do mês, o Booking realiza a soma de todas as reservas acordadas e emite a fatura de comissões.
Segundo o site, o valor é de 15% sobre o preço determinado na plataforma para cada estada confirmada.
De forma geral, o portal oferece uma série de vantagens para os proprietários que anunciam em seu site, além de uma maior praticidade nas negociações.
Cadastrando um imóvel no Booking
Depois de conhecer mais sobre o Booking e seus benefícios, é possível cadastrar um imóvel em poucos minutos.
Confira o passo a passo para publicar sua acomodação na plataforma:
1. Crie um perfil
Antes de mais nada, é preciso criar um perfil para prosseguir com a publicação do anúncio.
Embora exista a possibilidade de navegar no site e fazer reservas sem uma conta, proprietários de imóveis devem se cadastrar para acessar todas as ferramentas.
No entanto, o registro é gratuito, e pode ser feito diretamente no site do Booking, preenchendo algumas informações básicas.
2. Comece um novo anúncio
Depois de confirmar seu cadastro, a opção de iniciar um novo anúncio já estará disponível.
Basta seguir as orientações e preencher todos os dados sobre o imóvel, como detalhes sobre a hospedagem e comodidades extras.
Além disso, é nesta etapa que o usuário poderá incluir fotos da acomodação e destacar seus pontos fortes.
3. Agende a verificação
Após finalizar o anúncio, ele não será publicado automaticamente. Isso porque o Booking realiza uma vistoria para confirmar que as fotos e descrições correspondem ao imóvel.
Assim, é necessário agendar uma verificação online, que ocorre com uma equipe da plataforma via chamada de vídeo.
Depois da inspeção, o Booking retorna para o proprietário confirmando que está tudo certo.
4. Defina suas taxas e cancelamentos
Antes de publicar definitivamente o anúncio, o proprietário do imóvel também poderá definir as taxas e condições de cancelamento da reserva.
Essa facilidade oferece mais autonomia para o dono do negócio, que pode determinar seus preços sem interferência do portal.
No entanto, é recomendável estabelecer valores acessíveis e dentro da média do mercado, e já incluir a taxa de comissão.
5. Finalize a publicação
Por fim, com a autorização do Booking, o proprietário do imóvel poderá finalizar a publicação e disponibilizá-la online.
Dessa forma, os usuários que realizam buscas na plataforma já poderão localizar seu anúncio e entrar em contato.
Todas as negociações ficam a cargo do anfitrião e do hóspede, sem interferência do Booking em nenhuma etapa. No entanto, o portal também pode oferecer suporte para eventuais dúvidas.
Vale a pena anunciar no Booking?
O Booking é uma das plataformas de anúncio de aluguel por temporada mais populares do mercado atualmente.
Com recursos especiais voltados para esse segmento, proprietários de imóveis podem divulgar suas acomodações de forma rápida e gratuita.
Além disso, o portal também oferece diversos benefícios para os anfitriões, como autonomia de preços e um sistema de contato seguro.
Assim, vale a pena considerar o Booking como plataforma de anúncios, para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair mais hóspedes com praticidade e garantia.