check-in e check-out

O que você precisa saber sobre gestão de check-in e check-out

Uma das atividades que mais demanda tempo dos proprietários de imóveis por temporada é a gestão de check-in e check-out. Isso envolve todas as tarefas de organização entre as estadas. São muitos detalhes que precisam ser checados e apenas uma rotina organizada permite manter a eficácia do processo, principalmente à medida que a demanda cresce.

Imagine um cenário em que você tem um imóvel com calendário lotado de reservas e precisa dar conta do check in e check out sem correr o risco de decepcionar os hóspedes. Parece bastante responsabilidade, não acha? É por isso que muitos proprietários estão buscando pela gestão profissional de aluguel de temporada

Toda a atenção dedicada ao check-in e check-out se reflete na experiência dos hóspedes e, por consequência, nas avaliações deixadas na página do seu anúncio. Não dá para perder de vista a qualidade dessa etapa da operação.

Acompanhe este artigo para saber como manter tudo em ordem no check-in e check-out!

Como estabelecer os horários de check-in e check-out

A primeira definição na qual você precisa se concentrar são os horários de check-in e check-out. Essa informação tem que estar visível para o cliente no anúncio do imóvel e deve ser levada a sério por ambas as partes: tanto os hóspedes quanto os anfitriões devem cumprir os horários divulgados e qualquer mudança só pode ser feita em comum acordo.

Antes de decidir os horários de check-in e check-out, considere alguns critérios. Quanto tempo é necessário para fazer uma limpeza no imóvel e deixá-lo pronto para a recepção de novos hóspedes? Esse é o principal parâmetro para a sua decisão. Lembre-se de deixar uma hora de folga para qualquer imprevisto.

Nas datas em que o seu imóvel não está com ocupação completa, mostre-se flexível para alterar os horários caso os hóspedes solicitem. Se preferir, cobre uma taxa extra para early check-in e late check-out. Essa é uma prática comum no ramo da hospitalidade, mas aplicável apenas para períodos de algumas horas, como uma manhã ou tarde inteira.  

Tarefas de gestão do check-in e check out

No momento em os hóspedes deixam o imóvel, você entra em cena para organizar a próxima estada. É sua responsabilidade, como anfitrião, garantir que a propriedade esteja de acordo com o anúncio, limpa e organizada. Mas você também pode contar com a ajuda de uma equipe para colocar a mão na massa. Afinal, os compromissos de check-in e check-out não se limitam a atendimento aos hóspedes.

Veja a seguir quais são as principais tarefas realizadas entre a finalização de uma estada e o início de outra:

Limpeza

Não importa se os seus hóspedes ficaram apenas uma noite ou um mês: o imóvel precisa passar por uma limpeza ao final de cada estada. Como esse serviço é periódico, você já pode combinar uma agenda prévia com pessoas de confiança para garantir a qualidade no resultado. 

No intervalo entre duas hospedagens curtas, aposte em uma limpeza funcional: ágil e efetiva. É essencial trocar as roupas de cama e banho por peças limpas, tirar pó dos móveis, varrer e passar pano no chão, além de fazer uma faxina completa na cozinha e banheiros.

Ao término de uma estada longa – mais de 10 dias, por exemplo – talvez seja interessante deixar o imóvel livre por um dia para que possa ser feita uma limpeza pesada, que requer tempo de execução e secagem. Avalie o que funciona melhor para os seus imóveis, já que a necessidade dessas faxinas também depende do número de hóspedes.

Vistoria

Quando o imóvel já estiver organizado, comece a etapa da vistoria. É nesse momento que você – ou uma pessoa da equipe de gestão profissional – confere se tudo está funcionando, desde as instalações elétricas e hidráulicas até eletrodomésticos e eletrônicos.

É importante verificar lâmpadas, tomadas, internet, aparelhos de ar condicionado, televisão, fogão, micro-ondas, torneiras e chuveiros. Também deve ser incluída na vistoria uma checagem dos utensílios de cozinha. Se algo não estiver conforme o anunciado, as providências para solução das pendências precisam ser rápidas.

Manutenção geral

No quesito manutenção, cada imóvel demanda uma regularidade diferente. Em casas com piscina, é preciso mantê-la limpa e tratada para uso dos hóspedes. A mesma lógica se aplica para jardins, que precisam de manutenção constante.

Em apartamentos, os serviços são mais pontuais, mas não podem ser desprezados. A manutenção preventiva em elétrica e hidráulica, por exemplo, evita muitas situações desagradáveis durante as estadas. Tenha um profissional para fazer esse tipo de trabalho constantemente no seu imóvel.

Prepare a chegada dos hóspedes

Depois de cumprir todas essas tarefas, você pode partir para os detalhes. São aqueles agrados oferecidos aos hóspedes que deixam a experiência ainda mais especial. Aproveite os momentos antes do check-in para escrever um cartão de boas-vindas, deixar um presente ou incluir qualquer outro diferencial no ambiente.  

Self check-in e check-out: vale a pena o investimento?

Em termos de tecnologia, as fechaduras eletrônicas são uma das principais tendências em aluguel de temporada. Esses dispositivos permitem que o hóspede faça check-in e check-out de forma autônoma, já que são acionados por senhas.

Com o self check-in e check-out, os anfitriões não precisam entregar chaves aos hóspedes, o que traz um ganho significativo de tempo. As fechaduras eletrônicas possibilitam que o hóspede entre ou saia do imóvel até mesmo de madrugada.

Para adotar essa tecnologia, é necessário comprar as fechaduras e pagar a instalação. Existem diversos modelos e alguns deles permitem desbloqueio por celular ou gravação de várias senhas. De modo geral, essa facilidade agrada aos hóspedes e o investimento pode ter um retorno rápido.

Mas não se apresse em automatizar o check-in e check-out antes de entender se essa mudança faz sentido para a rentabilização do seu negócio. Comece pelo básico e, ao longo do tempo, entenda quais melhorias podem ser vantajosas.

Conte com uma empresa de gestão profissional de imóveis para apoiar você nas atividades operacionais e estratégicas. Conheça os serviços da Seazone e entenda como aproveitar o potencial do seu imóvel!