Oferecer a melhor experiência possível ao cliente é peça fundamental nos dias de hoje para os anfitriões de aluguel. Foi-se o tempo em que apenas a qualidade era necessária para o sucesso do serviço ou produto. Com as mudanças de gerações, as práticas inclusivas e de não-discriminação estão ganhando cada vez mais adesão e influência na decisão de um hóspede. Logo, estar atento ao conceito de hospedagem inclusiva se tornou um grande diferencial dos anfitriões que buscam destacar-se da concorrência através de um serviço mais humanizado.
Uma pesquisa publicada pelo Expedia Group, empresa de viagens e tecnologia norte-americana, mostrou que entre os entrevistados com menos de 40 anos, 65% admitiram estar mais propensos a reservar acomodações que tenham políticas de diversidade e inclusão.
Mas afinal, o que é hospedagem inclusiva e como aplicar esta prática na hora de gerenciar o seu imóvel por temporada? Neste texto você confere tudo o que é necessário para ficar por dentro do assunto!
O que é hospedagem inclusiva?
Hospedagem inclusiva é garantir uma hospedagem segura, completa e sem discriminação para viajantes vulneráveis, ou seja, pessoas que em uma viagem já enfrentaram algum tipo de dificuldade ou preconceito por condição física, raça, orientação sexual, gênero, religião etc. Segundo relatório da Skift, dados apontam que um bilhão de pessoas são consideradas viajantes vulneráveis em todo o mundo e são responsáveis por até US$ 13 bilhões de gastos em viagens anuais.
Você, como um bom proprietário ou anfitrião de imóveis, já deve saber que hospitalidade é essencial independente de quem seja o hóspede. Porém, muitos não agem de tal forma, o que pode fazer com que o destaque à diversidade e inclusão se torne um diferencial oferecido em seus serviços.
Agora que você já sabe o que é hospedagem inclusiva e a importância de proporcionar uma experiência igualitária para todas as pessoas, separamos algumas ações que podem ser aplicadas em cada etapa da estada para incentivar a reserva do seu imóvel.
Pré-reserva
A descrição do anúncio na plataforma é o espaço ideal para deixar claro que pessoas de todas as origens são bem-vindas. Descreva com exatidão os recursos de acessibilidade que a sua propriedade oferece, pois junto com fotos atualizadas do ambiente, pessoas com deficiência sentem-se mais seguras ao reservar o seu imóvel.
A ativação do recurso de reserva instantânea é outro indicador de hospedagem inclusiva. A não necessidade de aprovação demonstra que você tem disposição para hospedar qualquer pessoa que atenda seus critérios de reserva.
Oferecer pré-aprovações é outra forma de incentivo. Muitos hóspedes gostam de entrar em contato com o anfitrião antes de confirmar a reserva para avaliar previamente se o proprietário é receptivo e atencioso. Uma troca de mensagens clara e acolhedora faz diferença. Essa conexão aproximada também pode começar através da própria descrição do seu perfil de anfitrião. Descrever mais sobre você, seus gostos e interesses na biografia, serve como fonte de informação ao hóspede e adianta sobre o que eles podem esperar da hospedagem.
Pré-chegada
Confirmada a reserva é hora de demonstrar que você é um anfitrião receptivo através de uma mensagem de boas-vindas personalizada. Utilize as informações oferecidas pelo perfil do hóspede para conhecer os gostos e preferências dele. Muitos deixam claro no perfil como querem ser chamados e qual pronome deve ser usado na comunicação. Lembre-se de evitar suposições sobre o gênero do hóspede e o seu status de relacionamento, você pode acabar causando um clima desagradável logo no início.
Coloque-se à disposição. Neste bate-papo inicial, pergunte sobre interesses e necessidades específicas que você pode atender. Outro procedimento bastante usado para que os hóspedes sintam-se ainda mais confortáveis é perguntar o que você como anfitrião pode fazer para que o hóspede tenha uma experiência agradável em seu imóvel.
Pós-check in
Algumas ações podem transmitir mais segurança e acolhimento a um viajante vulnerável, como o self check-in, uma forma em que o hóspede não necessita ter contato presencial para entrar no imóvel, deixando-o ainda mais à vontade.
Outro ponto que você deve ter em mente é nunca visitar o seu hóspede sem necessidade ou “de surpresa”. Você não gostaria de ter a sua privacidade invadida, não é mesmo? Seus hóspedes também não. Deixe claro que você está disponível (pessoal ou virtualmente), sempre que precisarem. Caso não tenha essa disponibilidade, busque serviços especializados em gestão de imóveis alugados por temporada. Além de atender qualquer dúvida ou problema do seu hóspede, você tem mais tranquilidade em rentabilizar o seu imóvel.
Cada ponto que possa melhorar a experiência do seu hóspede é válido. Que tal deixar uma carta de boas-vindas para reforçar que a sua hospedagem é inclusiva e atende da melhor forma todos que estão lendo aquela mensagem? E você pode ir além, incluindo informações e dicas que podem interessar ao hóspede, afinal, você já analisou o perfil dele e teve uma conversa sobre os gostos que mais o interessam.
A hospedagem inclusiva continua após o check-out
Segundo análise realizada pelo próprio Airbnb, viajantes vulneráveis costumam ler avaliações de outros hóspedes antes de confirmar a reserva para saber se foram bem acolhidos. Ou seja, além de demonstrar a sua gratidão e ajudar na reputação do hóspede, você também sai ganhando como um anfitrião respeitoso e livre de preconceitos. Lembre-se de sempre avaliar seus hóspedes com os mesmos critérios e que nenhuma característica pessoal é parâmetro para influenciar a nota.
Você percebeu que não é nem um pouco difícil promover o conceito de hospedagem inclusiva e que esta prática pode fazer total diferença para o seu imóvel e para a experiência do hóspede.
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